Você está em:
ZanzandoRapadura é excelente fonte de energia para atletas

Rapadura é excelente fonte de energia para atletas

09 de November de 2017 • 17:57
por Zan Viana

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que pratico corrida de rua e que frequentemente participo de provas oficiais. Comecei correndo 5km e já, há algum tempo, faço 10km.

Recentemente tive uma experiência que me deixou muito feliz. Participei da Volta da Cajuína (quase 11km), e para fazer percursos longos como este, é necessário uma alimentação e hidratação controlada. É comum também os atletas recorrerem a energéticos em barras ou gel para manter o gás e seguir firme até o final da prova. É um auxílio que faz a diferença e eu havia esquecido de providenciar um. Lembrei que um amigo corredor me deu uma dica tempos atrás: rapadura é uma ótima fonte de energia para repor as energias. Decidi fazer o teste. Separei em pequenos pedaços e fui consumindo a cada 3 km percorrido.

Fiquei impressionado com o pique que eu fiquei durante a corrida. Realizei a prova sem grandes dificuldades e ainda fiquei com disposição para mais. E graças à rapadura, um produto natural, encontrado aos montes em nosso estado e que sempre esteve no armário da minha casa e eu nunca havia testado. Agora não vou mais deixar de levar para meus treinos e provas.

Conversando durante o treino na academia com a nutricionista esportiva e também corredora (de meia maratona) Caroline Moita; ela deu duas dicas de energético pré-treino naturais e eficientes: café com óleo de coco e suco com 200 ml de água de coco, um limão e meia beterraba. “A beterraba é considerada um alimento energizante, ideal para melhorar o desempenho durante a prática de atividade física e também acelerar a recuperação do corpo”, explica. Na onda dos naturais, a nutricionista também aconselha o consumo de uvas-passas durante a corrida para a reposição de energia. Além da uva-passa, outras frutas também têm essa característica: cerejas, damascos, bananas, figos, tâmaras.

Depois 60 minutos de atividade física é necessário ingerir combustível para evitar a fadiga muscular e manter a energia em alta”, diz o preparador físico do Clube de Corrida, Maurício Pachêco. Ele aconselha o consumo de mel antes dos treinos para dar um gás e melhorar a performance.

Muitos atletas - principalmente vegetarianos, veganos e pessoas que evitam produtos industrializados, consomem alimentos naturais para dar ou repor energia durante as atividades físicas. Eu agora estou neste time.

Matéria veiculada no caderno Metrópole do jornal O Dia, final de semana dos dias 4 e 5 de novembro.


Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel