Você está em:
ZanzandoFilmes de moda

Filmes de moda

06 de December de 2017 • 16:12
por Zan Viana

Quem gosta de moda deve se deliciar com os filmes que abordam este universo, sejam eles falando especificamente sobre moda (com personagens, desfiles, a engrenagem deliciosa e maluca que é) ou então filmes cujos figurinos são um trabalho de pesquisa e edição de moda tão primoroso que vale a pena ficar diante da tela vendo o resultado. A seleção sai um pouco do comercial (não pude evitar O diabo veste Prada), dá uma olhada na sua operadora e neste feriadão se joga nos fashion films.

Diana Vreeland, The Eye Has To Travel - um retrato íntimo e vibrante de uma das mais influentes mulheres do século 20, um ícone que influenciou as mudanças da moda, da beleza, da arte e da cultura. Vreeland foi a grande editora de moda da Harpers Bazaar e editora chefe da Vogue, nessas duas revistas ela deslumbrou o mundo com sua imaginação e mostrou exotismo, glamour, fantasia e personalidade. Vreeland ajudou a propulsionar a carreira de muitos ícones da moda como Oscar de la Renta, Diane Von Furstenberg, Manolo Blahnik, Missoni, Richard Avedon, David Bailey, Twiggy, e foi responsável por ajudar Jackie Kennedy a se tornar ícone do bem vestir.


Mrs. Arris goes to Paris - uma pequena fazendeira do Reino Unido sonha em economizar todo seu dinheiro para viajar para Paris e comprar um vestido Chanel. É um filme tão fantástico em vários aspectos: é um filme bem-humorado e neste mundo imediato e rápido da moda, a personagem Angela espera e economiza por uma peça de moda de alta costura.


Her - este não é um filme de moda tradicional, mas o diretor Spike Jonze oferece um visual muito interessante sobre a moda. Lindo trabalho de moda. O filme está no futuro, mas as roupas não parecem super futuristas. Um filme sensível e intrigante ao mesmo tempo.


Moonrise Kingdom – uma super viagem visual. Li um comentário que dizia que o parecia que o filme usou o filtro valencia do Instagram. Nostálgico, nerd, cool. Super.


O Diabo veste Prada - eu sei, eu sei, é o filme de moda mais cotado e os GIF e memes são infinitos. Mas é um clássico. Obrigatório.


Bill Cunningham New York - Gosta de blogs de street style? Então você precisa conhecer Bill Cunningham. Ele foi o responsável por inserir esse tipo de fotografia de moda nas páginas do jornal “The New York Times”. “Nós todos nos vestimos para Bill”, diz Anna Wintour durante o filme. “É um clique, dois cliques, ou nenhum clique… o que significa a morte.” (resenha da FFW)


Mahogany - Tracy Chambers (interpretada por Diana Ross) é uma jovem negra e pobre de Chicago, que sonha tornar-se uma estilista de moda. Descoberta em seu local de trabalho (uma loja de departamentos elegante da cidade) por um famoso fotógrafo, ela se muda para Roma, Itália, onde consegue sucesso primeiro como modelo e finalmente como estilista.


Dior and I – o documentário revela os bastidores da grife Christian Dior através da chegada do novo diretor criativo, Raf Simons, e do lançamento da sua primeira coleção de alta-costura.


Unzipped - este documentário oferece um olhar sobre os bastidores do mundo da moda e segue de perto o designer  novaiorquino Isaac Mizrahi. Aparecem no filme as modelos de maior prestígio da década de 90, como Kate Moss, Linda Evangelista, Cindy Crawford e Naomi Campbell (detalhe para a participação da ex-primeira dama da França, Carla Bruni – novinha de tudo). Muito massa o filme.


Prêt-à-Porter - no mais importante desfile de moda do mundo, ocorre um assassinato. Agora todo mundo é suspeito, inclusive dois hóspedes que acabam compartilhando muito mais do que um quarto de hotel. Uma comédia que satiriza o mundo da moda. Na época do lançamento foi um buchicho danado. E a aparição de Sophia Loren já salva o filme.


The September Issue - o documentário apresenta o processo de criação e de organização da edição lendária da revista Vogue: a de setembro de 2007. O exemplar, que pesou quase 5 quilos e alcançou sucesso estrondoso, foi elaborado pela editora-chefe Anna Wintour e seu grande time de profissionais. Impressionante ver como a editora-chefe é detalhista, fresca, mas sabe o que faz.


Coco Antes de Chanel - durante sua infância, Gabrielle Chanel leva uma vida pobre e difícil. Logo cedo, sua mãe morre vítima de tuberculose e a garota é deixada em um orfanato, com a promessa nunca cumprida do pai, um caixeiro viajante, de que um dia voltará para buscá-la. Sem expectativas, a jovem Gabrielle tenta sem sucesso seguir carreira de cantora de cabaret e, em seguida, como costureira, descobre sua vocação. Quando conhece o rico comerciante de tecidos Etienne Balsan, ela passa a mostrar seu talento. O final do filme é incrível e como o título diz - antes de Chanel, então não espere muitos detalhes de moda. Tem mais drama. E a frase clássica: A MODA PASSA, O ESTILO PERMANECE.


Cinderela em Paris - depois de muita busca, o fotógrafo Dick Avery encontra Jo Stockton, sua modelo perfeita, a eterna bonequinha de luxo (outro filme imperdível) Audrey Hepburn. Ela é uma jovem tímida e linda, que é levada para Paris para brilhar e deixar o rival do fotógrafo morrendo de inveja.Absolutamente incrível.


Sei que existem vários outros para esta lista. Mas fica para outro post.


Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel