Você está em:
ZanzandoComo recuperar o organismo depois do exagero de chocolates na Páscoa

Como recuperar o organismo depois do exagero de chocolates na Páscoa

29 de março de 2018 • 09:59
por Zan Viana

A Páscoa é o feriado dos sonhos para quem gosta de doces. Além da grande oferta de ovos, barras e bombons de chocolate (apesar de cada vez mais caros), parece que nessa época não existe aquela culpa, não existe censura sobre o quanto de chocolate se pode consumir, começa a comilança na sexta-feira Santa e segue até o domingo de Páscoa.  Mas esse excesso pode causar alguns problemas no organismo; tanto imediatos, quanto tardios e exigirá o cuidado adequado na semana seguinte.

A nutricionista Geórgia Alencar esclarece que os maiores malefícios do chocolate são causados principalmente pelo consumo exagerado dos chocolates brancos e ao leite que possuem mais gorduras e aromatizantes que se assemelham ao sabor do cacau. “O consumo em excesso destes chocolates pode provocar diarreias, insônias, enxaquecas e por conta do alto teor de gordura, aumenta a taxa de colesterol ruim e piora a situação para quem tem problemas cardíacos”, esclarece. A nutricionista lembra também que chocolate em excesso pode causar as temidas inflamações no rosto e corpo, as conhecidas espinhas.

Mas alguns tipos de chocolate trazem benefícios para o nosso organismo, como o chocolate amargo e meio amargo (a partir de 70% de cacau) que possuem baixo teor de açúcares e são fabricados a partir dos grãos de cacau torrados, sem ou com baixo acréscimo de leite. “Estes chocolates contêm potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides, teobromina; estimulam a liberação de serotonina, aumentando o fluxo sanguíneo, beneficiando o coração e fortalecendo os músculos cardíacos; ajudam a pele contra danos da radiação UV e ainda diminuem o stress”, pontua a nutricionista Geórgia Alencar. Os chocolates que possuem em sua composição, castanha, amendoim, pimenta são ótimas opções, pois são compostos de gorduras saudáveis.

Assim como tudo na vida, a dica é o equilíbrio. É escolher o chocolate mais saudável e comer com moderação.

Nutricionista Geórgia Alencar indica consumo de chocolates amargos ou meio amargos a chocolates brancos

Recuperação do organismo depois do exagero de chocolate

Cuide do fígado - depois de muita gordura, açúcar e leite, dê uma atenção especial ao fígado. Prefira alimentos mais leves, como frutas e verduras, e evite carnes vermelhas, que exigem esforço do órgão.

Água - assim como a ressaca, depois de uma overdose de chocolate é preciso tomar muitos líquidos. Prefira água e sucos.

Chás para digerir - ajude o corpo a digerir todo doce com chás digestivos, como boldo, alcachofra, carqueja, espinheira santa, alecrim e hortelã.

Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel