Você está em:
ZanzandoA obrigação de ter uma alimentação saudável

A obrigação de ter uma alimentação saudável

09 de janeiro de 2018 • 17:43
por Zan Viana

Na virada de ano é comum que muitas pessoas façam planos, novas metas e até tragam à tona velhas promessas não cumpridas. Dentro desses objetivos há sempre algo relacionado a saúde e bem-estar, o que geralmente consiste em mudanças de comportamento, principalmente, no quesito alimentação, afinal nesta época abusamos dos alimentos mais gordurosos, dos doces e álcool. Na primeira coluna do ano (caderno Metrópole, jornal O Dia) falamos da importância vital que é a prática de atividades físicas. Esta, o foco será alimentação saudável. Por que não aproveitar o começo do ano para colocar em prática uma alimentação mais colorida, com muitas verduras, legumes, frutas e proteínas magras?

Para voltar à rotina de antes ou mesmo mudar um quadro inadequado não adianta se desesperar, usar dietas mágicas ou suplementos milagrosos que nem sempre vai funciona. A dica do nutricionista André Teles é investir em alimentos de verdade. “Um dos maiores problemas da alimentação atual são os produtos industrializados, empacotados, embutidos”. Para quem está procurando alimentação saudável o especialista sugere distância desse tipo de alimento e buscar o que a natureza oferece para os seres humanos. “Somos bombardeados pela indústria alimentícia. Ela faz de tudo para que consumamos alimento mais gorduroso, mais calórico, mais barato”, conclui.

Por outro lado, a falta de tempo, pessoas que não sabem cozinhar e muitas vezes a preguiça terminam fazendo com que a pessoa coma mal e o resultado vai ser ganho de peso, surgimento de doenças. Sem contar que as doenças ou vão ter a prevenção ou tratamento através da alimentação saudável.

Por estes motivos e muitos outros que temos mais é a OBRIGAÇÃO de nos alimentarmos bem para termos uma vida presente e futura bem melhor. Começo do ano é uma época boa para atentar para detalhes tão importantes.

 “O segredo para quem está procurando uma alimentação saudável, saúde e qualidade de vida está na lixeira da sua cozinha. Se esse lixeiro estiver cheio de pacotes, plástico, embalagens; não está muito bem. Lá é para estar: caroços, sementes, cascas.”

André Teles, nutricionista


Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel