Você está em:
ModaRetrospectiva fashion: o que marcou o mundo da moda em 2017!

Retrospectiva fashion: o que marcou o mundo da moda em 2017!

05 de January de 2018 • 12:59
por Yuri Ribeiro

Foi difícil, mas conseguimos olhar para trás e elencar o que mais se destacou no universo da moda ao longo do ano, internacionalmente, nacionalmente e localmente. Confere a lista aí abaixo!

O rosto do ano

Ela começou a se destacar no final de 2016, mas foi em 2017 que Valentina Sampaio brilhou! Ela foi o rosto do ano e dominou o universo da moda. Estrelou campanhas de marcas como Hope, Levi’s e Marc Jacobs Beauty, foi capa de revistas e foi a primeira trans a posar pra capa da “Vogue” Paris.

It girl

Muitas celebridades fashionistas brilharam em 2017, mas Selena Gomez foi a mais hype de todas! Eleita a mulher do ano pela “Billboard“, voltou este ano à cena musical com “Bad Liar” (a música do ano), “Fetish” e “Wolves” e ainda começou a gravar um novo filme de Woody Allen. Na moda, foi estrela da Coach e da Puma, além de ser capa da “Vogue” América de abril e da “InStyle” de setembro.

Piauilismo

O Piaulismo, evento que apresenta os formandos de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí, se transformou em uma vitrine de novos talentos locais. Neste ano, uma das edições do evento teve como tema “O negro no Piauí”. O objetivo era traduzir em moda toda a bagagem, o legado e o protagonismo da cultura negra piauiense.. Para a passarela, os alunos representaram histórias, religiosidade, arte, dança em um desfile autoral e comercial.

Revelação do ano

Paulinha Sampaio sem dúvida foi um dos nomes que reinaram na moda nacional. Quem a conheceu, certamente se rendeu ao seu estilo e personalidade. A instablogger queridinha da vez conquistou fãs conta do seu carisma e, principalmente, por conta de suas produções. Mais que um rostinho bonito, Paulinha mostrou que tem conteúdo ao pautar sempre no seu perfil assuntos pertinentes para seus seguidores.

Divas

Celebrando 20 anos da morte de Gianni Versace, a última coleção da grife fez um verdadeiro tributo as supermodels que o estilista tanto amava. Cindy Crawford, Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Helena Christensen e Carla Bruni brilharam no último desfile da Versace.

Mulher de fases

A designer de moda Gilvana Lima mais uma vez se destacou na moda local. Em um momento de trabalho mais maduro, colocou sua força criativa em duas coleções ao longo do ano. A primeira, intitulada “Soul de Lua”, trouxe uma mensagem de empoderamento feminino, fazendo uma interseção entre a mulher e a Lua. Já no segundo semestre, Gilvana lançou “Sal de mar”, onde projetou seu olhar sobre o mar, e seus próprios sentimentos sobre ele, para inserir seu público no clima do verão.

Linda, sim!

Cada vez mais os padrões de beleza estão sendo quebrados. Ashley Graham foi um dos nomes do ano. A plus size brilhou na Semana de Moda de Nova York e também apareceu em um ensaio da Vogue francesa sem retoques. A marca australiana Misguided também chamou atenção por seu posicionamento sobre as suas campanhas de biquíni e lingerie, colocando modelos com estrias e com corpos de todas as formas em sua divulgação.

Confy

Os justinhos foram embora e deram espaço para o conforto, palavra que ditou a moda em 2017! No ano que passou, vimos a calça skinny sofrer uma queda na popularidade e, de acordo com a WGSN, as passarelas registraram um aumento de 93% no lançamento jeans mais amplos, com modelagens diferenciadas como flare, pantalona, pantacourt e mom. Acompanhando o mood confy, os tênis continuaram forte como queridinhos da moda, junto com as tshirts.

New top

Kendall Jenner desbancou Gisele Bündchen no topo da lista da Forbes de modelos mais bem pagas do mundo este ano. A modelo brasileira levava este título há 15 anos.

É babado!

As franjas foram colocadas de lado e deram lugar aos babados. Mas esqueça todo aquele romantismo que eles tinham, esse ano o efeito veio para agradar a todos os estilos. Reinventados e mais modernos, os babados apareceram mais dramáticos, grandes e sem toda aquela delicadeza a qual estamos acostumados.

#MonaMU

A piauiense Monalysa Alcântara, de 18 anos, literalmente reinou em 2017. Depois de ter sido eleita Miss Piauí 2017, Mona conquistou a coroa de Miss Brasil 2017, sendo a terceira negra a levar o título e sendo a primeira representante piauiense a trazer a faixa. Com um desempenho, postura e carisma sem igual, ela logo se tornou uma das favoritas ao título de Miss Universo também e não decepcionou. Monalysa ficou entre as dez finalistas e, assim, é hoje uma das dez mulheres mais linda do mundo!

Rosa Millennial

A cor do ano não foi só uma tendência. Como o próprio nome sugere, ela representa também o espírito do nosso tempo: a geração Millennium. O Rosa Millennial esteve por todos os cantos e trouxe o frescor dos jovens  (essa turma, que está totalmente inserida desde que nasceu na era da internet e é fascinada por comunicação digital). A cor é semelhante ao Rose Quartz, eleito pela Pantone como a cor de 2016. Mesmo não sendo a eleita para 2017, o tom predominou!

Vida de blogueira

Eleita pelo Business of Fashion (BOF) como uma das personalidades mais influentes da moda no mundo, Thássia Naves lançou um documentário sobre os fatos marcantes de sua vida e principalmente, os retratados nas semanas de moda. Produzido por Rhaiffe Ortiz, amigo e fotógrafo de Thássia, o filme conta com cenas captadas por ele durante um ano inteiro que mostram a sua famosa rotina (já conhecida por todos que a acompanham), mas por um novo olhar.

A força do Dragão

Comemorando 18 anos, o Dragão Fashion Brasil atingiu a maioridade se transformando em um festival multicultural, assumindo uma vocação multidisciplinar abraçada na última década. Mais uma fez o evento, realizado em Fortaleza, fez ferver a cena autoral nacional. Para marcar um momento tão importante, o realizador do DFB Festival 2017, Cláudio Silveira, decidiu celebrar a própria região Nordeste como usina criativa e multicultural, símbolo máximo de resistência e superação do próprio trade.

Sertão

O piauiense Brayann Ivanovick, uma dos nomes da nova geração de designer de moda local, foi uma das boas surpresas do ano. O jovem estilista foi um dos oito criadores selecionados para apresentar uma coleção de seis looks no Dragão Fashion Brasil 2017, através do Concurso Sinditêxtil de Design. Com a coleção intitulada “Sertanus”, Brayann levou para a passarela do DFB uma coleção que traduziu o sertão cearense, tema do evento este ano, e as imagens do interior nordestino, através de referências a Lampião e Maria Bonita, além da menção a obra “O Sertanejo”, de José de Alencar.

Revolução cacheada

As meninas abondaram a chapinha e resolveram assumir seus cachos em 2017! A piauiense Vandressa Ribeiro se destacou esse ano ao se tornar inspiração para algumas meninas. A partir da sua própria história, transformação e vivência, começou a compartilhar conteúdo voltado para cacheadas e se tornou em um fenômeno das redes sociais, acumulando hoje mais de 300 mil seguidores no Instagram.

Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel