Você está em:
ModaHobbie e estilo: sapato também é uma paixão dos homens!

Hobbie e estilo: sapato também é uma paixão dos homens!

01 de junho de 2018 • 14:32
por Yuri Ribeiro

Passamos a vida toda ouvindo que as mulheres formam o público que mais consome sapatos. Era delas a mania de colecionar inúmeros pares e modelos que se adequavam as mais diversas ocasiões e looks. Ao homem, restava sempre um número reduzido de sapatos no guarda-roupa que lhe acompanhava em quase todos os lugares. Bem, esse cenário hoje já não é mais o mesmo. Entender sobre e comprar sapatos deixou de ser um hobbie estritamente feminino. Hoje os homens também amam sapatos!

Hugo Quinderé é um apaixonado por sapatos. Ele ama tanto, que resolveu abrir uma marca própria que produz modelos autorais, a Estilo Jef. Sua paixão pelo acessório começou como a de qualquer homem moderno: a princípio não fugia dos modelos clássicos, mas o tempo o fez se render a modernidade dos designs. Hoje, segundo ele, o sapato faz parte da identidade do homem e é através dele que o seu estilo e suas preferências são transmitidos.

“Antigamente o homem só tinha duas opções, o preto e o marrom. E isso, a gente como pessoa, veio evoluindo, em estilo, tendências e situações. O sapato deixou de ser um simples acessórios para hoje, a meu ver, ser a coisa mais importante do look. Porque você consegue modificar um look com um sapato. Hoje o sapato não é mais acessório, é a peça fundamental que o homem possa ter”, destaca.

Do outro lado da história, como empresário, Hugo também passou a notou as mudanças que envolviam a relação dos homens com os sapatos. Foi por isso que pensou em oferecer o que eles procuravam. Agora atentos a informações de moda, eles buscavam o diferente, algo que agregasse ao estilo pessoal. E na hora de escolher o sapato, segundo Hugo, algo diferencia os homens das mulheres. 

“Diferente da mulher, que tem acesso a vários acessórios, o homem, aqueles tradicionais, ali no cotidiano, tem poucos acessórios. O homem é mais técnico, diferente da mulher. Ele analisa o design, mas quer saber também o que o sapato oferece. Ele pensa ‘quero conforto, quero estilo, mas o que ele vai me oferecer? Vou conseguir passar o dia com ele?’ Na hora de criar, estudamos o perfil dos homens, o que eles fazem, onde eles estão, para onde desejam ir, o que eles gostariam de ter, para atender o mais tradicional mas também o que quer algo moderno”.

Mauro Estrêla tem exatamente o perfil do homem moderno. Com um estilo mais básico e minimalista, ele não dispensa um belo par de sapatos.  Assim como Hugo, Mauro também os ver como um acessório fundamental no guarda-roupa masculino. Para Mauro, são através deles que os homens conseguem mostrar sua personalidade. “São minuciosamente preparados, elaborados, estudados. É uma das peças do guarda-roupa masculino que mais tem personalidade”, afirma.

Mauro conta que o amor por sapatos vem da possibilidade que ele oferecer de transformar uma produção. “O meu amor pelos sapatos vem pelo design que as peças tem, acho que é uma peça que pode tanto lhe dá um up como lhe derrubar. Faz uma boa diferença no seu guarda-roupa. Você pode por uma camiseta básica, um look todo básico e por um tênis que mostra personalidade, que mostre sobre você e fazer toda a diferença no look”.

Por fim, na hora de escolher um par de sapatos, Mauro diz que pode até levar em consideração o conforto, mas vai ser o design que vai fazer a diferença. “Eu gosto muito do design, de peças mais conceituais. Procuro sempre uma peça que combine muito comigo. Gosto de sapatos fashion e descolados. O homem moderno hoje em dia é básico, mas explora sua pegada moderna nos acessórios”, conclui. 

Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel