Você está em:
ModaDFB Festival: Alunos da UFPI apresentam coleção inspirada em Torquato Neto

DFB Festival: Alunos da UFPI apresentam coleção inspirada em Torquato Neto

03 de maio de 2018 • 09:05
por Yuri Ribeiro

E este ano, sobre orientação da professora e mestre Caroline Carvalho, alunos da Universidade Federal do Piauí – UFPI, participam do Concurso dos Novos, que acontece dentro do Dragão Fashion Brasil Festival, entre os dias 09 e 12 de maio. O projeto dos alunos Breno Silva Sousa, Beatriz Carvalho, Cibele Carvalho, Fran Viana, Sanmyria Araújo e Talmo Vaz do Curso de Moda, Design e Estilismo foi o escolhido dentre 23 instituições para desfilar juntamente com mais 7 instituições uma coleção. Eles tiveram o desafio traduzir o conceito do evento nesta edição “Pensar/fazer moda em 360º” para desenvolver oito criações coletivamente.

Inspirada no trabalho marcante de Torquato Neto, a coleção dos piauienses se chama OUTSIDER e faz um paralelo entre a poesia manifesto e a moda cíclica como resistência. Os alunos vão apresentar peças atemporais, levando um conceito de um consumo Slow e mais consciente. A autêntica personalidade do poeta foi representada na coleção por meio de looks extremamente ousados e riquíssimo em teor artesanal. A riqueza da coleção é representada não apenas pela delicadeza de cada material selecionado, mas também pelo fator emocional empregada em cada roupa.

Na passarela do DFB, o grupo dará destaque ao artesanato local piauiense, que será representado de diversas formas: O barro do Poty Velho foi revisitado e ganhará um lugar de honra no design de superfície em algumas peças; O crochê, na coleção, ganha um novo design também fruto de uma longa pesquisa, originando uma nova técnica artesanal, altamente sustentável e sofisticada. 

Dragão Fashion Brasil – Festival

“Olhar a realidade através de todas as camadas, abrangendo todos os sentidos e todas as direções”, resume Claudio Silveira, ao anunciar a proposta da edição 2018 do DFB Festival, uma das mais relevantes mostras multidisciplinares do Nordeste e maior encontro da moda autoral da América Latina, que acontece a partir do próximo dia 09 de maio, em Fortaleza, no Ceará. O realizador do DFB reforça ainda que, “em tempos de temperatura elevada em todos os setores da nossa sociedade, é preciso se posicionar de forma positiva para garantir a máxima participação de todos os indivíduos, sem discriminação, censura ou limitação”. O Evento volta, pela quarta vez, ao Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, e apresenta uma extensa programação reunindo cultura, música, moda, dança, gastronomia, empreendedorismo e formação.

Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel