Você está em:
Dicas & TendênciasDicas infalíveis para não errar nos looks de fim de ano

Dicas infalíveis para não errar nos looks de fim de ano

13 de dezembro de 2018 • 12:12
por Yuri Ribeiro

Com o fim do ano é comum o aumento de eventos e compromissos sociais. Todo mundo quer celebrar e, por isso, surgem inúmeros confraternização. Das amigas da escola aos colegas de trabalho, do evento mais casual até aquele jantar super formal. Muitas são as ocasiões e muitas são também as dúvidas do que escolher para usar e cada uma delas. São momentos especiais e por isso acertar no que vestir vale muito.

Para a consultora de imagem Vivian Barroso, pensar em um look ideal para uma festa é entender que aquela ocasião exige uma roupa especial e diferente do dia-a-dia, mas que não deixe o estilo pessoal de lado. Opte por peças diferentes do que se usa habitualmente, mas procure não fugir da sua identidade. Uma sugestão para criar uma produção mais ousada é recorrer aos acessórios, com a combinação de peças menos óbvias e que tornem o look mais especial. 

“Não é interessante quando você muda totalmente seu estilo só porque é uma situação diferente. Se você faz isso causa certo estranhamento nas pessoas, algo do tipo ‘quem é aquela pessoa? ’, e isso pode transmitir uma mensagem insegura. Um look ideal para festa é um look que transmite a mensagem que te representa, que fala sobre você, mas que tem um plus, tem algo a mais”, explica. 

Quando receber o convite, é importante atentar-se para detalhes, eles também influenciam na hora de decidir o que usar. O local onde ele será realizado e a exigência de um traje específico são algo que vão direcionar suas escolhas.  “Avaliar o local é muito importante, pensando em uma adequação. Avalie também se você recebeu alguma especificação no convite ou não. Se você não tiver recebido aí o local fica ainda mais importante para se avaliar o que vestir”, acrescenta Vivian. 

Festas formais e confraternização da empresa

A consultora de imagem recomenda uma atenção redobrada caso o evento seja mais formal ou uma confraternização da empresa. “Pensar em festas formais e confraternizações da empresa é pensar que esse é um momento de extensão do seu trabalho, então continua exigindo bastante formalidade, bastante cuidado na hora de que se escolher o que usar. Não só referente ao look e a produção de moda, mas pensando também no seu comportamento”.

Para não errar, a dica é se distanciar dos exageros. Vivian avaliar que exageros nesse momento é um risco muito grande.  Para ela, devem ser evitados decotes muito profundos, roupas muito curtas, cores exageradas e muito brilho. Maquiagens extravagantes demais e muito chamativas também não combinam com o momento. Tudo deve ser escolhido de forma a evitar ser o centro das atenções, uma vez que a ocasião pede harmonia. 

Tendências para apostar

Estar por dentro do que está em alta na moda também contribui para acertar nos looks de fim de ano. Quando se fala em tendências, a consultora de imagem Vivian Barroso destaca novidades que já estão circulando por aí em relação a cores e materiais. Uma boa dica é adaptar o que está em voga com o que próprio estilo, adicionado autencidade a itens que estão na moda e sendo usado pela maioria. 

“Quanto a cores está muito forte a questão dos tons com fundo mais branco, tons mais amenos e tons mais claros, como verde-água, turquesa, amarelo mais claro. Assim como também o oposto disso, que são cores claras, mas com mais iluminação, como os tons neons. Em relação a materiais, o brilho está muito forte para festas de fim de ano, e esse brilho pode vir como aplicações ou como paetê. O paetê é uma grande aposta que foi vistas em semanas de moda internacionais, assim como os tecidos lustrosos, que é o brilho no próprio tecido. Pode ser tanto lurex, como lamê”, pontua.

Entre os materiais que estão em alta destaca-se ainda o plissado, que também pode ser uma aposta certeira para as festas de fim de ano, aparecendo em vestidos e, principalmente, nas saias. Independente da ocasião, os tecidos mais esvoaçantes, leves e fluídos são outra alternativa para quem não quer erra. A moda estar passando por um momento orgânico e eles representam bem isso, por isso são uma escolha assertiva. 

Economize e reinvente-se 

Assim como os eventos, os gastos também aumentam no fim de ano. Usar a criatividade para reinventar alguns looks que já tem no guarda-roupa é uma alternativa para quem quer fugir das compras e economizar. Vivian indica testar novas possibilidades de uso das peças, mudando as combinações, fazendo sobreposições ou ainda alterando detalhes. A maquiagem e o cabelo também pode contribuir para dá uma “cara de novo” a um look antigo.

“Tem alguns truques que a gente pode fazer para economiza. Se você vai usar a mesma peça o ideal é que você pense em uma produção absolutamente diferente da última produção que você fez com aquela peça. Por exemplo, se você for pegar um vestido, você tanto pode colocar uma blusa na parte de cima e dá um nozinho na lateral e vira uma blusa e uma saia, ou se é uma formalidade muito grande, o que você pode pensar é usar uma maquiagem e um cabelo absolutamente diferentes”, comenta.

Pensar fora da caixa, fazer intervenções e customizações e enxergar as peças de outra formam levam a uma produção criativa e atualizada. “O lenço pode de repente se transformar em um cinto e dá uma cara nova a uma calça. Adotar a terceira peça, como usar um colete em um vestido que foi usado sem nada, muda a cara do look. Em peças com detalhes em botões, uma boa fica é trocar os botões por outros, assim vai parecer uma nova peça”, finaliza Vivian Barroso. 

Dicas importantes

- Pense em peças não óbvias. O macacão é menos usado no dia-a-dia e, assim como o vestido, é uma peça única e que pode ser forma. Transmite uma mensagem mais interessante já que não é a primeira escolha que as pessoas fazem. 

- Pense na desconstrução. Uma blusa básica pode ser usada com uma saia mais importante.

- Para além dos vestidos, para eventos formais vale apostar tambénm na combinação de camisa de botão e saia.

- Cuidado ao escolher a sandália em looks formais. O ideal é faz um mix, usando uma sandália nude para fazer uma contraposição. 

- Evite maquiagens fortes e que transformam você demais. Uma make bonita e que completa sua beleza já é a metade de um look de sucesso.

- Sempre antes de sair, tire uma foto em local iluminado e outra em um local menos iluminado. Isso vai fazer com que você perceba coisas até então imperceptíveis e ainda descobrir o que mais chama atenção.

- Tome cuidado com os tons neons que estão na moda. Não são recomendados para festa de trabalho, porque você pode acabar chamando atenção demais.  Invista nos acessórios neons para não errar e redobre a atenção com peças grandes demais. 

- O comprimento é escolhido de acordo com a formalidade. Se o encontro é mais casual é melhor peças mais curtas. Festas mais importantes e formais a indicação são comprimentos longos. 

- O rosê continua forte para os acessórios. Além do prata e do dourado, também opte por bolsas, brincos e colares em rosê. 

Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel