Você está em:
Dicas & TendênciasDesigner lunetier brasileiro se destaca em Paris

Designer lunetier brasileiro se destaca em Paris

24 de agosto de 2018 • 19:40
por Biá Boakari

Quem usa óculos entende a importância de ter uma peça que se adeque ao seu rosto – eles se tornam de certa forma uma moldura, e encontrar o óculos certo é tão importante quanto a roupa ou acessório ideal. O trabalho do designer lunetier Filipe Diniz se destaca pela autenticidade e exclusividade. Não é à toa que um de seus clientes é o artista Carlinhos Brown, conhecido pelo estilo irreverente.

Brasileiro, ele mora na França, onde desenvolve óculos únicos para seus clientes. Tudo começa com uma conversa: “O processo é feito primeiramente através de um bate papo com o cliente para eu conhecê-lo melhor, o passo seguinte é fazer as medidas do rosto usando ferramentas especiais. Assim eu consigo fazer a medição do rosto, da altura das orelhas, do contorno do septo nasal”, Filipe explica. Além disso, ele recolhe informações que vão ajudar na parte conceitual e na parte técnica do projeto.

Depois disso são feitos os desenhos, e após a definição do modelo junto com o cliente são escolhidas a composição de cor. Após todo esse processo é que se inicia a fabricação manual. 

Por ser algo diretamente ligado à estilo e tendências, Filipe busca se manter atualizado participando das duas maiores feiras mundiais do setor, em Milão e Paris, além disso acompanho sem o que é tendência na moda através e blogs e revistas.

Atualmente, com os óculos ocupando lugar de destaque no universo da moda, acabou surgindo uma amplitude maior de tendências. “Hoje os óculos em acetato por suas cores vibrantes e formas impactantes são a grande tendência do setor, com formas que por sua vez não seguem tendência. Já que essas variam de modelos mais arredondado vintage a modelos geométricos ou de traços sinuosos”, explica o designer. “É exatamente esse o meu trabalho p, projetar um produto atemporal, mais baseado na personalidade que na moda. O que eu acredito que seja a grande tendência. Nesse nicho de exclusividade em que eu atuo não”, completou Filipe.


Sobre a permanência fora do país, ele não sabe até quando fica na Europa: “não sei quanto tempo ficaremos na França, eu e minha esposa, Lyon é uma cidade apaixonante, mas nossas raízes e família se encontram no Brasil”, finaliza.

Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel