Você está em:
BelezuraGuia de pincéis de maquiagem

Guia de pincéis de maquiagem

22 de abril de 2018 • 09:04
por Suzanne Nunes

São tantos modelos, formatos e materiais que bate um pequeno desespero na hora de comprar seus pincéis de maquiagem, mas é muito importante escolhê-los com cuidado porque isso vai fazer muita diferença no resultado do make. Existem dois tipos principais de materiais para os pincéis: o natural e o sintético. O primeiro possui cerdas mais macias e são mais fáceis de esfumar e espalhar, sendo mais utilizado para aplicação de produtos em pó, como sombras, iluminadores e blush. Os de material sintético são mais firmes e, por tanto, mais adequados para aplicar produtos com texturas líquidas e cremosas como bases, corretivos, delineadores e batons. 

Quando falamos na sua utilidade, os mais comuns são os para aplicação de base, blush, contorno, sombra, corretivo, delineador e batom. 

Para a base, os queridinhos da vez são os kabukis que são largos como os de pó, porém suas cerdas são mais curtas e firmes. Já o para passar pó necessita de muitos pelos e deve ter o formato arredondado. Ah! E não o use também para passar o blush, uma vez que esse deve ser menos volumoso. Além disso, o tamanho do pincel para blush precisa ser adequado ao shape e ao tamanho das maçãs do seu rosto.

Para as sombras há várias opções de tamanhos, com pelos longos, médios e curtos, que variam conforme o efeito de esfumado que você procura. Com pincéis longos e macios é mais fácil esfumar a sombra e espalhar o produto pela pálpebra. Os mais chatos e de cerdas curtas são ideias para depositar o pigmento dando batidinhas e concentrando a cor. Na hora de aplicar o corretivo opte por pincéis pequenos, de fibras firmes e chatas. Já o pincel para a boca normalmente apresenta cerdas bem finas e unidas. 

Depois de escolher bem os pincéis é importante cuidar da sua manutenção. Lave-os a cada 15 dias com produtos específicos ou sabonete neutro e deixe-os secar completamente e evite sempre o uso de sabão em barra, pois eles deixam as cerdas arrepiadas e endurecidas.

Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel