Você está em:
BelezuraArrase no bocão!

Arrase no bocão!

05 de agosto de 2018 • 20:08
por Suzanne Nunes

O item de maquiagem número um do nécessaire de toda a mulher, o batom, tem um dia só dele. E mesmo a data já tendo passado, 29 de julho, ainda é tempo de celebrar esse nosso companheiro diário que tem o poder de mudar todo o nosso visual. Desde os tempos mais remotos as mulheres já coloriam os lábios com produtos naturais, como extratos de plantas. No século XVI, o batom ganhou popularidade graças à Rainha Elizabeth I e às senhoras da sua corte, que maquiavam os lábios com cera de abelha e mercúrio vermelho. Contudo, depois desse período, colorir os lábios foi considerado inapropriado para as moças de família. 

O batom como um produto industrial nasceu nos EUA em meados do século XX e neste mesmo período a sociedade passou a considerar seu uso aceitável por todas as mulheres. Com a evolução da indústria cosmética, atualmente o batom não é usado mais apenas para dar cor aos lábios, mas também para proteger a sua pele delicada contra o frio, o vento e o sol.

Atualmente existem centenas de cores de batons com texturas e acabamentos diferentes para colorir e valorizar ainda mais os lábios. Mas você sabe a diferença entre eles? 

O matte tem uma aparência fosca e seca e um dos seus benefícios é a longa duração, o que significa menos retoques ao longo do dia. O cremoso possui duração e cobertura médias e um leve brilho. Sua textura é fácil de aplicar e retocar a qualquer hora do dia. Já o acetinado pode ser considerado um intermediário entre os dois, pois ele é mais hidratante do que o matte e mais sequinho que o cremoso. Há ainda o batom cintilante que possui um acabamento perolizado ou metalizado, com cobertura e duração médias e um brilho único de efeito cintilante.

Outras opções são os batons com efeito vinil, que têm cor e brilho intensos, e o gloss, um brilho labial que pode ser incolor ou possuir um leve toque de cor e que pode ser usado tanto sozinho quanto por cima de outro batom.

Na hora de escolher a cor do batom você pode se jogar do vermelhão clássico ao nude, pois há opções para todos os gostos. O que é preciso é não fugir do seu estilo e sempre adequar a cor do batom ao tipo de evento que você vai. Um ambiente de trabalho mais tradicional pede cores mais discretas, já para o happy hour você pode inovar mais. E se você tem medo de testar novas cores vá mudando aos poucos até se acostumar.

Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel