Você está em:
BelezaCabelos saudáveis no verão: veja dicas de como cuidar dos fios!

Cabelos saudáveis no verão: veja dicas de como cuidar dos fios!

05 de janeiro de 2018 • 13:27
por Yuri Ribeiro

O verão chegou e os cuidados com o cabelo devem ser redobrados. Junto com o sol e o clima mais quente, a estação é marcada pelos banhos de mar ou piscina. Para prevenir o prejuízo aos fios, o consultor expert de Match., Ricardo dos Anjos, dá dicas para manter os cabelos sedosos sob altas temperaturas. “Nos dias mais quentes, os efeitos do calor são associados a suor e bastante exposição à luz solar, o que causa maior dilatação da cutícula dos fios, fazendo com que o cabelo perca nutrientes, brilho e fique ressecado. Por isso, uma dica é investir num kit de produtos que garanta resultados rápidos”, sugere. 

Proteção

Abuse dos chapéus, bonés e produtos que protegem os fios dos raios solares e mantenha os cabelos sempre limpos. Para alcançar os melhores resultados, é preciso fazer uma limpeza profunda dos fios, da raiz às pontas, e tirar todos os resíduos. No verão, o suor e a umidade podem facilitar problemas como seborreia, caspa e outros tipos de fungos no couro cabeludo.

Ao sair do mar e da piscina, enxague bem os cabelos. Esse cuidado evita danos aos fios causados pela salinidade e pela química no tratamento da água da piscina.

Limpeza e hidratação

Os cuidados devem começar já na lavagem - permitida todos os dias ou sempre que necessária -, mas desde que com a linha certa para cada tipo de cabelo. É fundamental utilizar um shampoo de cuidados diários, e não um de limpeza profunda. “Aconselho passar duas vezes o shampoo com massagens circulares, tirar o excesso de água e aplicar o condicionador. Se houver necessidade, pode aplicar a máscara capilar junto com o condicionador e deixar entre 5 e 10 minutos para fazer efeito. Depois, deve enxaguar bem”.

Fique atenta à temperatura da água. A indicação é usá-la gelada, mas se não for confortável, a dica é lavar em temperatura morna – até 25 graus - e terminar com a fria (jamais use quente). Quando a temperatura está muito elevada, o cabelo pode desidratar ainda mais, além de propiciar a descamação do couro cabeludo. Utilizando água fria, o poro do cabelo fecha e ele fica limpo por mais tempo.

Um alerta importante do consultor é sobre o uso do condicionador: o produto não foi feito para permanecer no cabelo. Deve ser totalmente retirado no enxágue. Para melhor hidratação, existem produtos específicos, sem enxágue, que podem permanecer nos fios, como os cremes de pentear. E para dar mais brilho e fechar as cutículas dos fios, Ricardo dos Anjos sugere que o enxágue do condicionador seja realizado com água fria.

Potencializando a hidratação

Para finalizar os cuidados de forma prática e possibilitar retoques ao longo do dia, a linha Match. Patrulha do Frizz conta com um sérum finalizador. A utilização de máscaras também é importante para repor os nutrientes dos fios. O uso da máscara da linha Fonte de Hidratação pode ser feito de uma a duas vezes na semana, dependendo do tipo e necessidades de cabelo. Depois de todo o processo, é preciso enxaguar muito bem os cabelos, lembrando que esse produto não substitui o condicionador, que sela as cutículas dos cabelos, evitando o aparecimento de pontas duplas e o frizz.

Cabelos presos, não!

Tudo bem que o calor obriga a prender as madeixas, mas só se for com eles secos e hidratados. Isto porque a umidade deixa os fios mais fragilizados e o hábito de prendê-los molhados pode resultar em danos à estrutura dos fios.

Secador

Para quem não abre mão do secador, mesmo no verão, atenção! O ideal é manter o fluxo de calor longe dos fios, a um palmo de distância. “O verão pede uma beleza menos produzida. A minha dica é deixar o cabelo secar naturalmente e, se for o caso do seu cabelo, assumir os cachos! Assim, os fios ficam mais saudáveis e bonitos”, observa Ricardo dos Anjos.

Seja o primeiro a comentar

A moda sai de moda, o estilo jamais.

Coco Chanel